quinta-feira, 21 de junho de 2012

Análise do trâmite do processo do DEG


Esse blog tem o intuito de descrever os documentos e atividades do Decanato de Ensino e Graduação (DEG). Essa semana a tarefa proposta foi a de analisar um documento que pudesse se tornar um processo e ser encaminhado ao CEDOC. O documento escolhido foi à solicitação de apoio à participação em evento científico nacional. O trâmite da solicitação do auxílio e da solicitação de pagamento desses documentos atualmente pode ser visualizado na figura abaixo.



Na solicitação de auxílio, o aluno deverá anexar ao formulário de solicitação a seguinte documentação: programação do evento; comprovante oficial de aceitação de apresentação do artigo; cópia completa do artigo a ser apresentado no evento; histórico escolar; carta do orientador avaliando a justificativa e o trabalho a ser apresentado. Com esses documentos o estudante entrega ao DEG que o protocolará e o encaminhará para a Coordenação Pedagógica que fará a análise sobre a documentação e dará um parecer. Após este trâmite o processo irá para o Decanato de Gestão de Pessoas (DGP) e em seguida retorna para o DEG onde é arquivado.
A solicitação de pagamento ocorre simultaneamente à solicitação do estudante. Esse processo é iniciado quando a coordenação pedagógica, vinculada ao DEG, aprova a solicitação e encaminha o termo de compromisso de auxílio financeiro a estudantes e pesquisadores para realizar a previsão do orçamento no Decanato de Planejamento e Orçamento (DPO). Após esta etapa o documento prossegue para o Decanato de Administração (DAF) para realizar o pagamento voltando posteriormente para o DPO. Em seguida, o processo é encaminhado para a Diretoria de Orçamento (DOR) onde é realizada a contabilidade e por fim é arquivado na tesouraria.
Após a análise do trâmite do documento e através das discussões feitas pelo grupo, chegamos à conclusão que os dois documentos gerados deveriam ser anexados após o parecer favorável sobre a documentação para seguirem juntos para ter um melhor embasamento sobre o processo como um todo, logo após irá seguir o trâmite, já exposto, de solicitação de pagamento. Acreditamos que depois de atingida a temporalidade de guarda na tesouraria, ele deverá ser encaminhado ao CEDOC para servir de prova, ou pesquisa por parte do aluno ou até da instituição.