sexta-feira, 11 de maio de 2012

Atividade do cego e do elefante



Na atividade proposta no dia 11/05 o grupo foi divido em quatro funções, analista tecnológico, jornalista, observador e investigador.
O analista ficou responsável por descobrir tudo relacionado ao Centro de Documentação - CEDOC, como atividades principais a produção de documentos, tramitação, organização, arquivamento, classificação e avaliação documental, e como objetivo racionalizar a produção de documentos, controlar o fluxo, padronizar os procedimentos arquivísticos e como objetivo principal facilitar o acesso a todos os usuários.
O jornalista entrevistou alunos e pessoas que passavam pelo CEDOC. Concluiu-se que a maioria não sabe o que é o centro de documentação e acreditam que são historiadores, arquivistas e bibliotecários que trabalham com documentos como, plantas, regimentos e atas.
O observador verificou os tipos documentais existentes no arquivo intermediário, como por exemplo, contratos de prestação de serviços, convênios com instituições, fichas de seleção de estagiários e servidores, ofícios expedidos e recebidos, fichas de seleção de bolsistas, currículos de estagiários e servidores, pedidos de diplomas, pedidos de férias de servidor, pedidos de aluno especial e nos arquivos permanentes estão os documentos administrativos como ata, regimentos e outros registros.
O investigador pesquisou todas as espécies documentais existentes no CEDOC.

Investigador:
    Espécies encontradas:  
- Memorandos expedidos e recebidos
- Controle de crachá de servidores
- Folha de frequencia (bolsista, professor, servidor, estagiario e técnicos)
- Guia fora de documentos transferidos
- Dossiês
- Atos da reitoria
- Guia de transferencia
- Boletim informativo interno
- Panfletos informativos intitucionais
- Projetos pedagógicos
- Documentos de reforma física da fundação
- Provas de bolsistas
- Fichamentos de servidores
- Fotos institucionais de eventos
- Estatutos da faculdade e do CEDOC
- Matérias de jornais sobre o CEDOC
- Ata de reunião dos C. A.s
- Publicações de artigos dos docentes
- Fichas de participação de cursos da faculdade
- Planejamento estratégico de atividades arquivisticas
- Relatório de andamento de atividades internas
- Certificados de participação
- Relação de materiais
- Termo de adesão de curso
- Inscrição para seleção de bolsistas
- Registro de diploma de alunos
- Mandatos de segurança recebidos
- Correspondência recebida
- Folha de pagamento de professores
- Pareceres da PJU de licitação de compra
- Correspondências expedidas
- Auditoria interna
- Catálogos 



As séries documentais do arquivo do CEDOC podem ser encaixadas nas fases do ciclo de vida, como na teoria das três idades. O registro de matricula é um bom exemplo para relacionar com o ciclo. Esse registro fica na fase corrente enquanto o aluno estiver matriculado, ou seja, vínculo com a instituição - UnB, quando o aluno não tiver mais vínculo o registro e transferido para fase intermediária, onde fica durante  cinco anos e após esse tempo o documento pode ser eliminado. O registro de diploma já é um pouco diferente, ele fica cinco anos em fase corrente, cinco anos em fase intermediário e é recolhido para guarda permanente. Os documentos de pessoal são mais complicados e por isso são guardados por mais tempo, as folhas de frequência de estagiários, servidores e técnicos ficam durante cinco anos em fase corrente para depois ficarem quarenta e sete anos em guarda intermediária para posteriormente serem eliminados. 
O grupo concluiu após essa atividade que o Centro de Documentação poderia trabalhar mais a imagem do arquivista com os recursos que ele tem à sua disposição, e poderiam fazer planos de classificação mais adequados para cada série documental. 

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