sexta-feira, 27 de abril de 2012

ATIVIDADE RELÂMPAGO

O ex-aluno Marcelo Matos, formado na Universiade de Brasília no curso de Arquivolgia, viu-se diante de um problema após a conclusão do curso. Os eventos que participava anteriormente, em que era possível pagar meia entrada, agora cobravam o valor integral para ingresso do mesmo e isso gerou certo desconforto no referido ex-aluno. Como alternativa para contornar a situação, Marcelo resolveu criar um comprovante de matricula na faculdade "X" e um carimbo similar ao usado na instituição para conseguir desfrutar dos benefícios que possuia anteriormente. Com esse documento, ele conseguiu ter sucesso 100% em suas tentativas de ingressos nos eventos que participou. Através das discussões em sala, com base nos textos, na proposta de atividade do professor e analisando as características internas, externas e quem tramita o documento, esse documento criado pelo nosso personagem possui autenticidade e veracidade?


2 comentários:

  1. O documento em questão é um documento combrobatório de registro estudantil que garante o direito a "meia-entrada". No caso em questão o documento não é emitido pela instituição competente e seus sinais de validação não correspondem ao original, mesmo que a disposição das informações seja coerente com o documento original, ele não poderá ser considerado nem autêntico tão pouco verídico.

    Blener, Dyenison, Luiza e Victor (Blog PósDiplomática)

    ResponderExcluir
  2. Grupo: André, Isabella, Juliana e Maurício.

    Primeiramente apontamos nossa satisfação pela atividade proposta em sala, pois acreditamos que acrescentou no nosso desenvolvimento a respeito da análise diplomática e tipologia dos documentos. A resposta do grupo Pós Diplomática foi bem coerente com o desafio proposto. Nosso grupo também tem esse pensamento, pois o documento criado pelo ex-aluno não foi emitido pela instituição responsável, não sendo considerado, portanto, autêntico e nem verídico. Temos essa visão diante do exposto por Duranti em seu texto, onde define documento legalmente autêntico como " aquellos que suportan una prueba sobre sí mismos, a causa de la intervención durante o después de su creación, de un representante de una autoridad pública que garantiza su genuidad." Se a carteirinha de estudante fosse fabricada com esse documento falso, ela seria autêntica, porém não seria verídica. Como Duranti afirma " Un certificado emitido por la autoridad pública que respeta las reglas burocráticas pero que contiene información que no corresponde a la realidad es legal y diplomáticamente auténtico, pero históricamente falso."

    ResponderExcluir